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quarta-feira, 4 de agosto de 2010



PROFETAS MAIORES E MENORES.


























INTRODUÇÃO.
Profetas maiores e menores são termos usados simplesmente em virtude do volume dos livros proféticos. Quem usou primeiro esta nomenclatura foi Agostinho em sua obra A cidade de Deus. Os Profetas maiores são cinco que vão de Isaías a Daniel, e os profetas menores são doze, que vão de Oséias a Zacarias. Todos estes são também chamados profetas literários, são assim chamados para distinguirem dos demais profetas que não escreveram suas mensagens, como Natã, Gade, Elias, Eliseu e outros.
1) - O PROFETA OSÉIAS.
O profeta Oseias é contemporâneo de Isaías, Miquéias e Amós. A missão do profeta foi entre as dez tribos do Norte, cuja capital era Samaria, isto no período de quatro reis: Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias. O livro de Oséias abarca os grandes temas proféticos da aliança, do julgamento e da esperança.
Várias citações usadas no Novo Testamento estão relacionadas com Oséias, vejamos:
• A mudança de nomes dos filhos, do negativo (1.6,9) para o positivo (1.11-2.1; 2.23). Torna-se uma profecia da inclusão dos gentios na igreja (Rm 9.25; 1 Pe 2.10).
• O relato divino do Seu cuidado para com Israel no êxodo(11.1) cumpriu-se na decida de Cristo ao Egito (Mt 2.15).
• As irônicas convocações feitas por Deus ao Sheol e à morte para que executem seus julgamentos (13.14) tornam-se, para Paulo um grito de vitória pela ressurreição (1 Co 15.55).
Temas de Oséias foram usados para moldar temas básicos da teologia do Novo testamento. Primeiro, a prioridade do relacionamento e da compaixão sobre o ritual tornou-se um tema dominante no relato de Mateus acerca da missão de Jesus. “Misericórdia, não sacrifício”, tradução literal de Oséias 6.6 na LXX, expressava a acusação contra o legalismo dos fariseus, que podem ser vistos em papéis análogos aos dos sacerdotes em Oséias. Segundo, parece que a literatura joanina, em especial, apropriou-se da ideia do “conhecimento de Deus”, com suas fortes conotações de obediência, lealdade e intimidade, usando-a para descrever um aspecto básico do discipulado cristão (Jo 17.3,7,8; 1 Jo 2.4,13,14; 3.1). Terceiro, a metáfora do casamento é aplicada ao relacionamento entre Cristo e a igreja, e: (1) desempenha um papel importante nas notas de júbilo e novidade que o evangelho traz (Mt 9.15), (2) ajuda a proporcionar um contexto de amor e sacrifício para a sujeição mútua exigida dos parceiros no casamento cristão (Ef 5.21-33), e (3) capta a gloria da união triunfante e eterna da igreja com o Salvador (Ap 19.7-9; 21.1-4).


II) - O PROFETA ISAÍAS.

OS RESÍDUOS SE CONVERTERÃO AO DEUS FORTE.
Nos dias do ministério de Cristo e durante o ministério dos apóstolos, houve grande rejeição por parte dos judeus em relação à mensagem e a pessoa de Jesus (Is 53.1; Jo 1.11,12; 12.37,38; Rm 10.16), apenas uma minoria aceitava que Jesus era o Cristo, que todavia eram na verdade na sua maioria os excluído da sociedade, como Zaquel ou Mateus, ou era reconhecido através de uma revelação especial de Deus (Mt 16.16,17) é que levava a entender a realidade do Jesus Messias. Porém há uma esperança profética para Israel (Is 10.20,21; Rm 9.27). As indicações existentes no N.T. mostram-nos que somente uma exígua companhia dentre Israel sobreviverá às perseguições dos últimos dias. A nação de Israel, ameaçada por uma destruição certa, da parte de um inimigo extraordinariamente superior quanto ao número, será libertada por uma intervenção divina e então reconhecerá Jesus como seu Messias, e, como nação, se converterá inteira.


III) –PROFETAS MAIORES E MENORES.
Os profetas Maiores são: Isaías, Jeremias, Lamentação, Ezequiel e Daniel. Eles anunciaram o futuro das nações vizinhas, de Israel, do mundo e a vinda do Messias.
As obras dos 12 profetas contidas na seção profetas da Bíblia são chamadas de “menor” em comparação com a obra muito maior dos quatro “grandes” profetas, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel. Os Profetas Menores são Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias. Dos 12, nove profetizou durante a época do Primeiro Templo, enquanto Ageu, Zacarias e Malaquias profetizaram durante a época do Segundo Templo. Eles exerceram seu ministério durante cerca de 365 anos, entre 800 e 435 a.C.
Na Bíblia hebraica os escritos dos profetas menores são contados como um único livro, nas Bíblias cristãs como doze livros individuais
A primeira prova extra-bíblica que temos para os Doze são os escritos de Jesus Ben Sirach (190 aC), onde são venerados como louvável. (Sir. 49:12). Josefo fala dos Doze, como parte do cânon das Escrituras, e eles eram considerados como tal nos Manuscritos do Mar Morto. Pelo Conselho de Jâmnia em 90 Dc, os Doze não estavam na disputa como canônicos para os judeus. Os Doze são citados e aludidos no Novo Testamento e foram aceitos como canônicos pela Igreja primitiva. Marcion foi excluído deles, juntamente com todo o Antigo Testamento, a partir de seu cânone herético.

CONCLUSÃO.
A classificação dos literários como menor ou maior não lhes dão melhor posição ou preeminência, todos são de inspiração divina e nos revela os intentos de Deus, como é de se esperar de um livro profético.



BIBLIOGRAFIA:

*O NOVO TESTAMENTO VERSÍCULO POR VERSÍCULO - R. N. Champlim. Ph. D.- Candeia.
*Visão Panorâmica do Antigo Testamento - Esequias Soares. CPAD.
*Oséias - A restauração dos filhos de Deus - Esequias Soares - CPAD.
*Oséias Introdução e comentário. David A. Hubbard. -Vida Nova e Mundo Cristão.
*Isaías o profeta Messiânico - Satnley M. Horton. - CPAD.
*Lições Bíblicas 3º trimeste de 2010. O Ministério Profético Na Bíblia. CPAD.

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